Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Vamos aproveitar este começo de ano (já que o carnaval já passou e agora o ano “começa” mesmo!) para por em prática um sonho de muitas pessoas: conseguir um trabalho estável onde se ganha um bom salário. E, dentre vários caminhos possíveis, um deles é prestar um concurso público.
Uma dúvida muito comum que vejo por aí é que diversas pessoas pensam em prestar um concurso público, mas não tem a menor idéia de como começar. Pois, bem. Este post é para você!
É verdade que já existem milhares de concurseiros no país há muitos anos. Mas, isso não é motivo para que quem esteja chegando agora não queira entrar na concorrência.
Antes de qualquer coisa, é preciso que o leitor se livre de possíveis preconceitos contra prestar concurso público. As crenças mais comuns são: “O concurso é muito concorrido” ou “Tem maracutaia”, ou ainda, “Tem que ser gênio para passar na prova”, dentre outras lenda urbanas.
É claro que os concursos podem ser muito difíceis, mas isso não significa que o candidato não possa chegar lá. O concurso público é uma das maneiras mais democráticas de se conseguir trabalhar, pois não se pergunta se é homem ou mulher, rico ou pobre, negro ou branco. Simplesmente, questiona-se o conhecimento do candidato.
Então, acredite, pois conseguir um cargo público é algo muito possível.
“Mas, afinal, por onde eu começo?” Vamos lá!
1º PASSO: FAMILIARIZE-SE. Primeiramente, é preciso se familiarizar com o universo dos concursos. Indico a compra periódica (não há necessidade de ser toda a semana) de dois jornais especializados, que se encontram nas bancas de jornais: Jornal dos Concursos e Folha Dirigida.
Além disso, há diversos sites especializados em concursos públicos. Para começar, indico o site da Folha Dirigida (WWW.folhadirigida.com.br) e o PCI Concursos (WWW.pciconcursos.com.br). Aos poucos, você vai achar outros sites com cursos, livros, exercícios e tudo o mais que lhe ajudar.
2º PASSO: DETERMINE SEU OBJETIVO. Outra coisa que você precisa fazer é saber a que cargo você pode concorrer segundo sua qualificação escolar. Assim, caso você tenha ensino médio, você pode realizar uma série de concursos que exijam tão somente o ensino médio, mas não pode prestar para cargos que exijam ensino superior.
Definido qual conjunto de cargos você pode prestar, é interessante focar aqueles que contenham matérias afins. Se você é da área da saúde, preste concursos para área da saúde. Se você está prestando para tribunais, foque nos tribunais. Não precisa prestar para um só cargo em um único lugar. Mas, abrir demais o leque não é produtivo.
Para começar, há concursos que são mais acessíveis que outros. Para quem não trabalha ou quem ganha um salário muito baixo na iniciativa privada, vale a pena prestar concursos com muitas vagas e remunerações não tão altas.
3º PASSO: INFORME-SE COMO SE PREPARAR. Além dos sites especializados (e do próprio post que está lendo), há diversas obras no mercado que versam sobre a preparação do candidato. A mais famosa é o livro Como passar em provas e concursos públicos, do mais renomado especialista em concursos públicos William Douglas. Nesta obra, você vai ver sobre praticamente tudo que envolve sua preparação. Está disponível também a versão Resumo do mesmo livro.
Outra obra que recomendo é “Manual de um Concurseiro – o Caminho das Pessoas Comuns” de Alex Viegas. Excelente livro com dicas muito práticas.
Depois que tomar essas providências iniciais, você está preparado para o segundo passo: partir para os estudos. E isso é no próximo post.
Caso tenha dúvidas, sugestões ou, simplesmente, tenha gostado do post, comente e compartilhe.
Grande abraço e NAMASTÊ!
Próximo post: 2) Estudo para concurso – a preparação do terreno!